Muito conhecida pelo nome, toxina botulínica, é uma das ferramentas que dentistas e outros profissionais utilizam para corrigir ou melhorar diversos aspectos funcionais e estéticos na face 

Portanto, é de suma importância ter conhecimento básico sobre essa toxina tão famosa. 

Pensando na necessidade do conhecimento sobre a toxina botulínica, trouxemos um artigo com o conceito, as características e as principais utilidades dela. Leia e confira. 

A toxina botulínica pode ser empregada na odontologia para o tratamento de condições como bruxismo, disfunção temporomandibular e sorriso gengival. 

O QUE É A TOXINA BOTULINICA 

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum). 

Ela se divide em sete formas diferentes, sendo do tipo A até o tipo G. A mais conhecida e utilizada é a do tipo A (BTX-A). 

Inclusive, é essa que responde pelo nome toxinas botulínicas. Um sinônimo de muitos outros procedimentos que utilizam a toxina como ferramenta principal. Inclusive, é essa que responde pelo nome toxinas botulínicas. Um sinônimo de muitos outros procedimentos que utilizam a toxina como ferramenta principal. 


A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que tem sido utilizada com sucesso na odontologia e em outras especialidades médicas. 

Qual o efeito da toxina botulínica? 

Em suma toxina botulínica causa um efeito paralisante e enfraquecedor da atividade muscular. Reduzindo o tônus (contração) muscular de forma temporária, sem que haja outros efeitos colaterais. 

Esse efeito se justifica no bloqueio da acetilcolina, o primeiro neurotransmissor descoberto, que é produzido no sistema nervoso central e periférico. 

Ele atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas). 

Ou seja, ao tentar se comunicar, o cérebro envia “sinais” pelos neurônios, e esses tentam se comunicar pela acetilcolina, o neurotransmissor bloqueado. 

Dessa forma, há uma interrupção temporária da comunicação e uma paralisação na atividade muscular daquela região.

homem no médico sorrindo, enquanto doutor encosta na sua facehomem no médico sorrindo, enquanto doutor encosta na sua faceA aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes, de acordo com as diretrizes e recomendações adequadas.  

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica? 

Como foi mencionado anteriormente, a toxina botulínica irá paralisar por certo tempo somente a região em que a aplicação foi feita. 

Portanto, tanto a parte a ser paralisada quanto o tempo de paralisia dependerá do profissional que fará a aplicação e da qualidade da toxina usada,pois esse mercado é muito competitivo e os fabricantes brigam pra entregar um melhor produto e ganhar o mercado. 

Normalmente, as doses são aplicadas de forma que gerem paralisia em pequenos músculos pelo período entre 3 e 6 meses. 

Ressalta-se ainda que, além da quantidade ministrada, o tempo de duração dependerá do próprio paciente do músculo atingido e da qualidade do produto. 

Uma vez que, músculos com maior atividade muscular tem menor tempo de duração. E pessoas com uma alta taxa de anticorpos podem combater mais rápido a toxina não natural, o que também diminui o tempo de duração dos efeitos. 

Também é importante mencionar que após a aplicação, o início da ação observa-se entre 3 e 7 dias, com o efeito máximo acontecendo entre 10 a 15 dias.

aplicando toxina botulínica nos lábiosaplicando toxina botulínica nos lábiosA A toxina botulínica tem um tempo de ação temporário, geralmente variando de três a seis meses, sendo necessárias aplicações subsequentes para manter os resultados. 

Quais são os prós e os contras dessa toxina? 

Como todo e qualquer procedimento, o toxinas botulínicas também tem seus prós e contras, confira: 

Prós 

Contras 

Ressalta-se ainda que existem algumas contraindicações no uso da toxinas botulínicas que devem ser consultadas antes do procedimento, por isso, consulte com um profissional capacitado. 

O uso da toxina botulínica na odontologia requer uma avaliação cuidadosa do paciente, levando em consideração fatores como histórico médico, alergias e medicamentos em uso.  

Como é feito o uso da toxina botulínica na odontologia? 

Como já foi mencionado, o uso da toxina botulínica vai além de fatores estéticos, sendo útil em outras áreas. Portanto, confira as mais diversas áreas em que a toxina botulínica pode ser usada na odontologia: 

Implantodontia 

Voltada para implantação ou reimplantação de dentes, a implantodontia utiliza a toxinas botulínicas principalmente em procedimentos de grande extensão. Quando o paciente pode encontrar dificuldades em se adaptar a essa nova situação. 

Dessa forma, a toxina pode agir relaxando o músculo masseter, eliminando o aperto excessivo nos primeiros meses de tratamento e aumentando tanto a segurança, quanto a qualidade de vida dos pacientes  

Sorriso torto 

Existem pacientes que se sentem desconfortáveis com o próprio sorriso devido à assimetria encontrada nos lábios. 

Ou seja, um lado mais elevado em relação ao outro. Nesses casos, a toxina pode agir relaxando a musculatura de um dos lados. 

De forma que o sorriso fique com uma forma mais assimétrica. 

Sorriso gengival 

O sorriso gengival se refere aos pacientes que mostram excessivamente a gengiva durante o sorriso. 

E nesses casos a toxinas botulínicas pode fazer com que os lábios se afastem menos na hora de sorrir e o excesso de gengiva deixe de ser exposto. 

Portanto, traz um grande ganho estético. 

A toxina botulínica é contraindicada para pacientes com doenças neuromusculares, como a miastenia gravis, bem como para gestantes e lactantes.  

Dor de cabeça crônica 

A contração excessiva da musculatura da face, causada ou não por distúrbios na articulação temporomandibular podem fazer com que o paciente sinta problemas como: dores faciais, de cabeça, zumbido no ouvido e dores no pescoço. 

Em pacientes com o problema supracitado, a injeção da toxina pode ocasionar em relaxamento muscular, o que diminuirá significativamente as dores. 

Bruxismo 

Pacientes com bruxismo rangem ou apertam involuntariamente os dentes, ou seja, uma contração excessiva da musculatura mastigatória. 

Como a aplicação fornecerá um relaxamento muscular na região, o paciente que tem a toxina aplicada pode sentir uma melhora tanto no ranger dos dentes quanto nos sintomas associados. 

A A toxina botulínica é uma opção terapêutica promissora na odontologia, oferecendo benefícios significativos no tratamento de diversas condições, quando administrada adequadamente por profissionais capacitados.  

Assimetria de face 

Assimetria facial é um desequilíbrio na estrutura da face que deixa algumas diferenças visíveis entre os dois lados do rosto do paciente. 

Dessa forma, a toxina ajuda no relaxamento das fibras musculares e na restauração do equilíbrio da face. 

Rugas de expressão 

Conforme o tempo passa, é comum que rugas de expressão surjam nos lugares em que há mais contração muscular. 

E como a toxinas botulínicas age paralisando o músculo, ele evita essa contração, impedindo que a ruga seja acentuada ou até formada.

O uso da toxinas botulínicas na odontologia deve ser realizado em conformidade com as regulamentações e legislações locais e, quando necessário, com a devida autorização e documentação.  

Sialorreia 

A Sialorreia ocorre quando a produção de saliva excede a habilidade do indivíduo em transportá-la ao estômago.  

E nesses casos, a toxina pode ser aplicada diretamente nas glândulas salivares. Dessa forma, haverá uma redução na liberação e na produção de saliva excessiva, melhorando a condição do paciente.

Pacientes com doenças neurológicas costumam ter sialorreia. 

A toxina botulínica aparece pra revolucionar a área da ESTETICA,antes dela quase todos os procedimentos feitos na face eram cirúrgicos e portanto invasivos daí um pós operatório demorado e muitas vezes com complicações.HOJE as rugas na TESTA 

Os “pés de galinha”na porção mais externa do contorno dos olhos. 

As linhas transversais nos lábios,os famosos “códicos de barra”.Os vincos entre as sobrancelhas GLABELA,que tiram a suavidade do olhar.O contorno da face região do ângulo da mandíbula robusto que tira a suavidade do rosto feminino. 

TODOS esses detalhes ESTÉTICOS que tanto incomodam homens e mulheres são resolvidos como num “passe de mágica” e quando perderem sua ação é só refazer e assim ver sua JUVENTUDE se perpetuar com sessões nada invasiva e indolor.Melhor que isso é só se nascermos de novo,mais daí faltará a experiência acumulada fundamental pra vivermos dias felizes. 

AMA Implantes-Prof.Dr.Osni-C.D.-Cro-Sp.19.360 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no Whatsapp
Como Podemos Ajudar?
Olá,
Podemos Ajudar?