Entre as tecnologias odontológicas que têm sido cada vez mais utilizadas pelos dentistas está o escaneamento intraoral. Apesar de ainda ter um custo relativamente elevado, essa técnica pode proporcionar mais rapidez e precisão ao tratamento.
Funciona da seguinte maneira: o paciente deita com a boca aberta e o profissional percorre seus dentes com o aparelho. Ele é ligado a uma tela, em que é possível acompanhar a análise.
Por meio da leitura óptica combinada a um escaneamento a laser, o scanner intraoral tira mais de mil imagens por segundo. O software do equipamento se encarrega de juntá-las em tempo real, já em formato tridimensional. Após o registro, é possível editar a imagem, retirando excessos de lábio ou saliva.
É um procedimento mais rápido que o método com gesso e mais cômodo para ambas as partes. Além disso, as imagens geradas têm mais qualidade e atingem locais que a maneira tradicional não alcança, fazendo com que o profissional possa gerar um diagnóstico mais preciso.
O escaneamento intraoral pode ser empregado para substituir os procedimentos de moldagem, guias cirúrgicos, periodontais, para coroas e implantes.
Lembra dos alinhadores invisíveis que citamos acima? O scanner intraoral é essencial para quem quer trabalhar com esse procedimento, já que ele faz parte da etapa de planejamento e documentação desses aparelhos ortodônticos.
Com as informações obtidas pelo escaneamento, o profissional consegue planejar cada etapa do tratamento e, por fim, ter uma prévia dos resultados.